Veja um relâmpago enorme no céu. Depois, BUM, logo em seguida surge o estouro do trovão. A que distância está a tempestade? Há uma maneira fácil de calculá-la. Basta contar.
 
Você vai precisar de: Papel e lápis

    O que fazer:

    1.
Vá para dentro da casa, onde possa observar a tempestade em segurança.

    2. Comece a contar os segundos a partir do momento em que o relâmpago surgir. Conte devagar, dizendo “Um pêssego, dois pêssegos, três pêssegos...” .
 
    3. Quando você ouvir o trovão, pare de contar.

    4.
Divida o número de segundos que você contou por 3 (quilômetros) e obterá a distância aproximada em que está a tempestade..

    Exemplos

    Conte 15 segundos. 15 : 3 = 5, logo, a tempestade está a 5 quilômetros de distância.

 



        Conte 3 segundos. 3 : 3 = 1. A tempestade está a 1 quilômetro de distância.

    O segredo

    A luz viaja muito depressa. A velocidade da luz é cerca de 300 000 quilômetros por segundo. O som viaja muito mais devagar. A velocidade do som é cerca de 340 metros por segundo.

    Então, mesmo que os relâmpagos e os trovões tenham origem no mesmo lugar, vemos o relâmpago quase de imediato, mas o som do trovão demora mais tempo até chegar aos nossos ouvidos. O som viaja aproximadamente 1 quilômetro em 3 segundos.

    Outras sugestões:
    
    É possível saber se uma tempestade está afastando ou aproximando de você repetindo a contagem com intervalos de alguns minutos. Se contar mais segundos, a tempestade se afastará. Se contar menos segundos, se aproximará.




Total de visitas: 6864

A roupa dos peixes

A roupa dos peixes

A roupa dos peixes
    
 

    

 

Os animais podem apresentar espinhos ou escamas para a sua proteção. As escamas criam uma camada de proteção, externa quase tão eficiente quanto o esqueleto dos insetos, porém este esqueleto só se dobra nas juntas.

Os peixes são animais que podem se dobrar em qualquer direção.


    A maioria dos peixes tem em suas escamas e um muco que ajuda o peixe a deslizar na água e também o protege contra as doenças.
Vamos conhecer um pouco dessas estruturas? 


Materiais:
   • um peixe;
   • água;
   • Pinça;
   • papel absorvente;
   • Uma lente de aumento.


 


    
1– Examine as escamas dos peixes. Estão viradas para a cabeça ou para a cauda? Observe o modo como elas se sobrepõem.

2–
 O que acontece quando o peixe se dobra?

3–
 Use a pinça e retire algumas escamas, passe em água e coloque sobre uma folha de papel absorvente. Observe-as com a lente de aumento e esquematize-as. 

4–
 Coloque-as ao sol por dois dias e, poderá guardá-las. Aproveite e comece uma coleção de escamas. Para que não se deformem. Depois de secas colo-as em folhas de papel colorido e monte uma pasta.